domingo, 4 de janeiro de 2009

Cimples Ócio - Povo Brasileiro - Darci Ribeiro parte II

Segue alguns trechos do livro "O povo brasileiro" do Darci Ribeiro - capitulo "moinho de gastar gente".
Os Afro-brasileiros - pag 113 e 114
Os negros do Brasil foram trazidos principalmente da costa ocidental africana.
...quanto aos tipos culturais, tres grandes grupos.
...culturas sudanesas
... grupos Yoruba - chamados nagô - pelos Dahomey - designados como gegê - e pelos Fanti-Ashanti - conhecidos como minas -
... culturas africanas islamicas
... os Peuhl, os, os Mandinga e os Haussa, do norte da Nigeria, identificados na Bahia como negros malé e no Rio de Janeiro como negros alufá.
... tribos Bantu, do grupo congo-angolês, ... atual territorio de Moçambique.
A contribuição cultural do negro foi pouco relevante na formação daquela protocélula original da cultura brasileira.
Apesar do seu papel como agente cultural ter sido mais passivo que ativo..., que produziu quase tudo aqui ... remarcou o amálgama racial e cultural brasileiro com suas cores mais fortes.
Tal como ocorreu aos brancos, vindos mais a integrar-se na etnia brasileira, os negros, encontrando ja constituida aquela protocélula luso-tupi, tiveram de nela aprender a viver... as coisas e os espiritos pelos nomes tupis incorporados ao portugues, ...
Os negros do Brasil, trazidos principalmente da costa ocidental da Africa ... falavam dialetos e linguas não intelifíveis uns aos outros.
Tudo isso fazia com que a uniformidade racial não correspondesse a uma unidade liguistico-cultural (segue pag 115) que ensejasse uma unificação, quando os negros se encontravam submetidos todas à escravidão
ref a religião. Foi até utilizada como fator de discórdia, segundo confessa o conde dos Arcos.
... e à politica de evitar a concentração de escravos oriundos de uma mesma etnia nas mesmas propriedades, e até nos mesmos navios negreiros, impediu a formação de núcleos solidários que retivessem o patrimônio cultural africano.
... os negros foram compilidos a incorporar-se passivamente no universo cultural da nova sociedade.
Acabaram conseguindo aportuguesar o Brasil, além de influenciar de multiplas maneiras as aréas culturais onde mais se concentraram, que foram o nordeste açucareiro e as zonas de mineração do centro do país.
Hoje, aquelas populações guardam uma flagrante feição africana na cor da pele, nos grossos lábios e nos narigões fornidos, bem como em cadências e ritmos e nos sentimentos especiais de cor e de gosto.
pag. 116 e 117
Só através de um esforço ingente e continuado, o negro escravo iria reconstituindo suas virtualidades de ser cultural pelo convívio de africanos de diversas procedências com a gente da terra, previamente incorporada à proto-etnia brasileira... O negro transita, assim, da condição de boçal... - à condiçao de ladino - já mais integrado na nova sociedade e a nova cultura.
Seria por excelência, o agente de europeização que difundiria a lingua do colonizador e que ensinaria aos escravos recém-chegados as técnicas de trabalho...
...na crenças religiosas e nas práticas mágicas ...
Junto com esses valores espirituais, os negros retêm, no mais rêcondido de si, tanto reminiscências ritmicas e musicais, como saberes e gostos culinários.
Essa parca herança africana - meio cultural e meio racial -, associada às crenças indigenas, emprestaria entretanto à cultura brasileira, no plano ideológico, uma singular fisionomia cultural.
... que o queriam degradar moralmente e desgastar fisicamente para usar seus membros homens como bestas de carga e as mulheres como fêmeas animais.
(continua)

Nenhum comentário: