sábado, 3 de janeiro de 2009

Cimples Ócio - povo brasileiro - Darci Ribeiro

Estou procurando aprender um pouquinho sobre a formação do povo brasileiro e divido com voces alguns trechos do livro do Darci Ribeiro "O Povo Brasileiro". São resumos das paginas 112 a 121, que estarão expostas nas paredes do Cimples Ocio a partir do dia 16.01.09, para quem tiver interesse em aprofundar o assunto dirimir dúvidas do meu resumo.
E não deixem de saber o que foi o "Cunhadismo". Antes um trecho da entrevista do autor no Alô Escola: (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/esTudosbrasileiros/povobrasileiro/index.htm)
"No ventre das mulheres indígenas começavam a surgir seres que não eram indígenas, meninas prenhadas pelos homens brancos – e meninos que sabiam que não eram índios... que não eram europeus. O europeu não aceitava como igual. O que era ? Era uma gente "ninguém ", era uma gente vazia. O que significavam eles do ponto de vista étnico ? Eles seriam a matéria com a qual se faria no futuro os brasileiros..."

- pag 112 - indios - escravidão - envio de riquezas para Europa- contato
... como se isso fosse o seu destino, mesmo porque havia um estoque aparentemente inesgostavel de indios para repor os que se gastavam.
... em lugar de amadurecerem para a civilização - passando progressivamente da condição tribal à nacional, da aldeia à vila, como supuseramtantos historiadores - , esses núcleos autônomos permaneceram irredutilvemente indígenas ou simplesmente se extinguiram pela morte de seus integrantes.
- pag 113 - preservação etnica -
"Tão inuteis foram as ameaças de chacinamento como as pressões integradoras exercidas com total intolerancia pelos missionarios e, também, os métodos ditos persuasórios dos orgãos oficiais de assistência.
... Onde quer que um grupo tribal tenha oportunidade de conservar as continuidade da propria tradição pelo convivio de pais e filhos, preserva-se a identificação etnica, qulaquer que seja o grau de pressão assimiladora que experimente.
... porem, os indios se tornam cada ez menos indios mo plano cultural, acabando por ser quase identicos aos brasileiros de sua região na lngua que falam, nos modos de trabalhar, de divertir-se e até nas tradições que cultuam.
- proxima postagem: Os afro-brasileiros

Nenhum comentário: